Hideko Honma é destaque no 4º episódio da série Mulheres Asiáticas
A série Mulheres Asiáticas, comandada pela apresentadora e atriz Jacqueline Sato estreou em agosto na E! Entertainment, trazendo um novo panorama da atuação de mulheres nikkeis brasileiras em vários setores: à frente de empresas, de empreendimentos e nas artes.
Em Mulheres Asiáticas, Jacqueline Sato recebe duas convidadas nipo-brasileiras a cada episódio. Após a apresentação de suas trajetórias e um bate-papo leve e íntimo sobre assuntos como ancestralidade, racismo, estereótipos, autoconfiança, força e superação, as convidadas vivem a sororidade na prática ao experimentar um pouco do universo da sua companheira de conversa. Nesta dinâmica, na qual uma ensina algo da sua profissão para a outra, vemos as mulheres descobrindo novas versões delas mesmas, numa troca com empatia, entrega, respeito, alegria e admiração.
No 4º episódio, as convidadas foram a ceramista Hideko Honma e a cantora Fernanda Takai. O diálogo permeia as artes das duas e no fim, Fernanda é convidada a moldar a argila no torno e Hideko a interagir com os instrumentos musicais tocados por Fernanda.
Parte do episódio foi gravado no Atelier Hideko Honma, que no dia, foi ocupado por uma grande equipe de produção.
O programa pretende levantar questionamentos sobre a imagem das pessoas amarelas no Brasil, muitas vezes estereotipada. “Para a maioria das pessoas, esse pensamento é influenciado pela indústria cultural, o que faz com que essa parcela da população se veja sub-representada ou estereotipada. Não vista. Não ouvida”, observa Jacqueline Sato. “Eu e muitas meninas crescemos sem nos vermos representadas, e é com o desejo de mudança e de oferecer referências autênticas que nasce o MULHERES ASIÁTICAS, trazendo pela primeira vez o protagonismo de mulheres reais num formato único. Com a celebração das individualidades provaremos que há muita diversidade dentro da diversidade”, aposta a apresentadora e idealizadora, que formou uma equipe de lideranças criativas composta somente por mulheres amarelas. “O objetivo é que a pluralidade e representatividade dessas histórias estivessem presentes na frente e atrás das câmeras, do começo ao fim.”
MULHERES ASIÁTICAS é uma co-produção da NBCUniversal International Networks & Direct-to-Consumer, NBCUniversal Global Distribution e da Sato Company. A série é a realização de um desejo antigo do E! Entertainment de mostrar a diversidade dentro da diversidade, com foco nas mulheres asiáticas, que têm tão pouco espaço no audiovisual brasileiro – ainda que a comunidade nipo-brasileira seja tão expressiva no país.
Jacqueline Sato chega à multiplataforma para reforçar as Vozes do E!, além de reafirmar o compromisso do canal com o empoderamento feminino, a Diversidade, a Equidade e a Inclusão (DEI), diretrizes da NBCUniversal em todo o mundo. Jacqueline começou cedo na televisão, aos 12 anos, apresentando séries na CNT (Manchete), Rede TV! E na Band. Atualmente está na novela das 7 da Globo, “Volta Por Cima”. Jacqueline é Atriz, Apresentadora, Roteirista, Produtora e Ativista. Paralelamente às suas atividades no mundo artístico, Jacqueline é ainda embaixadora do Greenpeace Brasil e CEO da associação de proteção animal House of Cats, que já ajudou 2085 gatinhos abandonados a encontrarem um lar.
A série Mulheres Asiáticas está agora disponível nas plataformas Universal+, o streaming da NBCUniversal, acessível pela Prime Video. O capítulo 4 é apresentado com a seguinte sinopse:
Mulheres detalhistas que unem a calma e a dedicação em suas obras de arte. Os mundos da cerâmica e música se encontram quando Fernanda Takai e Hideko Honma descobrem ter muito mais em comum do que imaginavam em uma conversa tranquila que as leva à conclusão de que a ancestralidade é, certamente, um dos mais fortes pilares em seus trabalhos e identidades.
Mais informações clique em MULHERES ASIÁTICAS.