Publicações

Publicações

Livro mostra beleza e natureza contidas na cerâmica de Hideko Honma (e muitas outras coisas boas!)

O processo de produção de uma peça em cerâmica envolve o fogo, a terra, a água, o ar. Mas mesmo na confecção de um único objeto – uma tigela, um prato, uma xícara – entram muitos outros ingredientes: ideias, conhecimento, determinação e experiências de vida. Assim também é o trabalho de Hideko. Mas o livro Hideko Honma mostra que cada peça criada por ela contém ainda algo mais, que tem a ver com o modo como ela se relaciona com as matérias-primas que busca na natureza, com a disciplina e técnica aprendidas com mestres japoneses e com as pessoas que admiram e contribuem com seu trabalho.

Foto: Rafael Salvador

A publicação, de 228 páginas, em português, japonês e inglês, apresenta a obra de Hideko por meio de breves textos e ensaios fotográficos. Surge uma história delicada, mas consistente e harmoniosa, tal como são as criações da artista.

“Lançar o primeiro livro é como centralizar o barro para fazer o primeiro chawan bem feito, no seu tempo”, conta Hideko. “O tempo passa inexoravelmente, não admite rasuras, e assim nos dá a oportunidade de criar o único”.

A ceramista, durante o lançamento do livro na Japan House. Foto: Rafael Salvador

Os textos revelam, na primeira parte, os momentos que fizeram despertar em Hideko o desejo de mergulhar no universo da cerâmica, em especial, na elaboração de peças utilitárias que fossem belas e funcionais. Momentos que, entre outras consequências, terminaram por leva-la ao Japão, em busca de técnica e conhecimento.

Hideko estudou em Arita, uma região que produz porcelana há 400 anos. Ali fica, por exemplo, o ateliê do mestre Tsuneki Tsuji, da Kiuemon Tsuki, inaugurado em 1668 e que foi o primeiro no país a criar as louças utilitárias da família Imperial.

De volta ao Brasil, a artista uniu o aprendizado obtido no Japão com as matérias-primas que encontrava aqui: grama, podas de bananeira, bambus, palha de arroz, folhas e galhos de café, entre tantos outros ingredientes que, transformados em cinza, dão os diferentes tons, brilhos e cores que caracterizam sua obra.

Foto: Gabriel Arantes

O livro revela então o momento em que Hideko consolida seu caminho, com a criação da marca em espiral, que se tornaria sua assinatura. Seu pai, ao observar as linhas retas das palmas das mãos da filha, costumava dizer que ela só alcançaria a felicidade se tivesse uma espiral. E ela a encontrou na cerâmica, enquanto trabalhava na argila, girando-a sobre o torno. A espiral aparece em todas as suas peças.

Já as fotografias – que compõem boa parte do livro – levam à contemplação das obras, do ateliê, da preparação da argila, do forno. Revelam algo sobre o ambiente de harmonia, concentração e paz que envolve a ceramista. E convidam a apreciar com calma cada linha, traço e forma de tigelas, garrafas, vasos, pratos.

A forte ligação que surgiu entre Hideko e renomados chefs de cozinha e donos de restaurantes também aparece no livro. Os mestres da arte culinária encontraram nas peças da ceramista um complemento perfeito para suas criações gastronômicas. Chefs como André Saburó e Bella Masano e empresários como Carlos Carvalho participam com depoimentos. As peças de Hideko, afirma o chef Erick Jacquin, “me permitem criar, revolucionar e servir um prato diferente para cada convidado”.

A publicação termina mostrando o ambiente ao mesmo tempo acolhedor e inspirador que o ateliê da artista proporciona a quem o visita e aos seus muitos alunos que buscam nesse local o segredo do torno e da argila, do fogo e da técnica, da tradição e da natureza, que se unem, de forma harmoniosa, em cada peça criada por Hideko.

HIDEKO HONMA
D&A Editora, 2017. 228 páginas. R$ 250,00
Disponível em São Paulo, na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo (Rua São Joaquim, 381, Liberdade), na Aliança Cultural Brasil-Japão (na Rua Vergueiro, 727 – 5 º andar, e na Rua Deputado Lacerda Franco, 328) e no Ateliê Hideko Honma (Av. Jacutinga, 434, Moema).
Contato: (11) 5042-4450 | 5042-4459 | contato@hidekohonma.com.br