Workshop na Casa Vogue ensina a fazer chawan
Mais uma experiência nova marcou o trabalho de Hideko Honma como professora da cerâmica. Desta vez, ela ministrou um workshop durante a Casa Vogue Experience 2018, no dia 9 de novembro, para vinte pessoas, que aprenderam o básico para fazer uma chawan.
Entre os participantes, havia quem nunca fez cerâmica. Mas, com a ajuda de Hideko e seus assistentes, todos sentaram-se na frente do torno e produziram uma tigela, de diferentes tamanhos e formas. “A ideia era que cada um voltasse para casa levando sua própria chawan”, explica Hideko. Como as peças não passaram pela queima, não poderão ser usadas, mas certamente ficarão como uma lembrança de um momento de aprendizado.
Alma no chawan
Hideko falou sobre o processo de entrega que uma pessoa faz quando produz uma peça de cerâmica. “Há um universo dentro da chawan, porque quando você faz uma peça assim, você coloca sua alma nela”.
Comentou ainda sobre a importância de respirar, de ter a postura correta, de focar, para se produzir uma peça honesta. “Precisamos centralizar a argila, esquecer os problemas e nos concentrar nos objetos que faremos.” Também deu dicas práticas sobre a posição das mãos, a inclinação do corpo, a forma que o barro precisava ganhar para poder virar uma chawan.
Ao final do workshop, que durou cerca de uma hora e meia, a ceramista disse que esperava que a experiência fosse algo transformador para todos. E convidou todos a refletirem um pouco sobre o que haviam feito. “Gostaria que pensassem o que colocariam dentro dessa chawan que fizeram”.
Veja alguns depoimentos de quem participou do workshop.
Leia também | Shugo Izumi mostra sua técnica e habilidade no Chawan Project