Hideko Honma está entre finalistas do Melhores do Ano, da Prazeres da Mesa
A revista especializada em gastronomia Prazeres da Mesa está promovendo o prêmio Melhores do Ano de 2022, para prestigiar os profissionais e estabelecimentos que promovem a boa mesa brasileira. Hideko Honma está entre os finalistas na categoria Artesão da Gastronomia/Produtos. Há outras 34 categorias, cada uma com 5 a 10 indicados.
Os finalistas foram selecionados após uma votação inicial que a Prazeres da Mesa realizou com 130 profissionais da gastronomia e da comunicação. Agora a votação final está aberta ao público, e vai até o dia 5 de junho (domingo).
Vote também! Basta clicar aqui para participar. Não é necessário votar em todas as categorias.
“Um bom recipiente, feito com carinho e dedicação, é essencial para acolher e oferecer o alimento”, lembra Hideko. “Senti-me muito honrada e grata com a indicação para o Melhores do Ano 2022 da Prazeres da Mesa. Ter chegado entre os finalistas é um reconhecimento importante para mim.”
Relacionamento profundo com a gastronomia
Em seu caminho de mais de 20 anos na cerâmica, Hideko pesquisou e criou muitas peças utilitárias, como xícaras, copos, tigelas, bowls e pratos. Todas feitas com as técnicas aprendidas no Japão e produzidas com argila e esmaltes brasileiros. Os esmaltes, em especial, são um destaque, porque são feitos com cinzas de matérias-primas naturais, como palha de arroz, grama, bambu e folhas de café, que dão o aspecto vidrado e característico de suas peças.
Muitas peças utilitárias de Hideko são encontradas em restaurantes de alta gastronomia de São Paulo e outras capitais brasileiras. Os chefs adquirem esses itens para compor suas criativas receitas.
Alguns desses mestres da gastronomia tornaram-se parceiros de Hideko. André Saburo (Quina do Futuro, de Recife), Adriano Kanashiro (Santoku, de Acra, capital de Gana) e Erick Jacquin estão entre os chefs que já participaram, por exemplo, do Sukiyaki do Bem, um evento que Hideko realiza anualmente. Nessa iniciativa, a beleza da cerâmica e a alta gastronomia são os elementos principais de uma ação beneficente que contribui com diferentes entidades que prestam assistência a pessoas necessitadas ou em situação de vulnerabilidade.
Hideko também tem o que ela chama de “obsessão” pela chawan (tigela), peça que está presente em diferentes aspectos da cultura japonesa, desde a cerimônia do chá (a bebida é servida em chawans) até no cotidiano (usada nas refeições do dia a dia). Para ela, a chawan lembra o formato de duas mãos que acolhem o alimento e o oferecem ao próximo.
A busca de Hideko por uma chawan honesta levou a ceramista a idealizar e realizar, em 2018, o projeto “Chawan Project”, uma série de palestras na Japan House em São Paulo com ceramistas japoneses e descendentes de japoneses, além de especialistas da área cultural e social. A iniciativa culminou na produção do documentário “Chawan Project: Um Universo em Suas Mãos”, um registro da contribuição dos imigrantes e da cerâmica japoneses para essa arte no Brasil.
Leia mais:
Participe dos nossos cursos de cerâmica
Sukiyaki do Bem 2021 realiza almoço para os idosos do Ikoi no Sono
Instalação de Hideko Honma faz homenagem a figueira centenária do Museu da Imigração