Documentário do Chawan Project revela histórias emocionantes

Documentário do Chawan Project revela histórias emocionantes

5 de junho de 2019 Off Por bloghideko

Alegria e emoção não faltaram no lançamento do documentário Chawan Project: Um Universo em Suas Mãos, que aconteceu no dia 25 de maio. A primeira sessão, realizada na tarde daquele dia, na Japan House em São Paulo, teve a presença de convidados para lá de especiais: ceramistas e especialistas que aparecem no filme, autoridades e todos que, de alguma forma, apoiaram e contribuíram com o projeto.

O clima era de reunião de amigos, que acompanharam o Chawan Project desde o início, nas palestras sobre chawan realizadas em 2018, que apoiaram a viabilização do documentário na campanha de crowdfunding e que contribuíram com sua produção.

Marcelo Araujo, presidente da Japan House SP, com Hideko e Agenor Honma. Foto: Dô Cultural

Convidados no lançamento do documentário Chawan Project: Um Universo em Suas Mãos. Foto: Dô CulturalA sessão começou com discursos de Marcelo Araujo, presidente da Japan House de São Paulo; Masaru Suzaki, diretor-geral da Japan Foundation; e Akira Kusunoki, cônsul-geral adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Hideko Honma, idealizadora de todo o Chawan Project, também falou sobre essa realização e agradeceu a todos.

O músico Danilo Tomic fez uma participação ao vivo: ao som de sua flauta shakuhachi, o público foi sendo introduzido à atmosfera do filme, que sensibilizou a todos.

Danilo Tomic: música delicada do shakuhachi para entrar no clima. Foto: Dô Cultural

O documentário, de 60 minutos, intercala explicações de Hideko sobre conceitos, técnicas, fornos e argila usados na confecção de chawans com imagens e depoimentos dos ceramistas nas palestras e em seus ateliês. A trilha sonora, com músicas do compositor Fábio Caramuru, completa a atmosfera delicada das cenas.

Ceramistas, mestres de cerimônia do chá e outros especialistas mostram que, mais do que um recipiente para servir alimentos, a chawan é uma expressão do talento e dedicação de quem a fez, e um item a ser apreciado por quem a usa. É, enfim, um objeto capaz de conter todo um universo.

Ao revelar tudo isso, o filme traz uma rica reunião de histórias de vida e pensamentos, além de registrar um importante legado desses ceramistas à história da imigração japonesa no Brasil e à cerâmica no país.

Chawans feitas por Hideko, foram entregues a alguns dos convidados que contribuíram com a campanha de crowdfunding do projeto. Foto: Dô Cultural

No mesmo dia 25, às 18h, houve mais uma sessão do filme, desta vez para o público em geral.

A equipe avalia os últimos detalhes do filme, antes do lançamento. Foto: Dô Cultural

O documentário será disponibilizado em breve, gratuitamente, na Internet, mas antes ficará à disposição de instituições culturais que queiram exibi-lo. Aguardem novidades aqui no blog e nas redes sociais do projeto (Facebook e Instagram: @chawanproject).

Foram meses de trabalho intenso, mas muito gratificantes. Hideko Honma e toda equipe do Chawan Project agradecem a todos que apoiaram e acreditaram no projeto!

 

Chawan Project: Um Universo em Suas Mãos

Idealização e curadoria: Hideko Honma
Produção: Jo Takahashi + Dô Cultural
Roteiro: Rafael Salvador
Montagem e finalização: Paulo Barbagli
Direção de fotografia: Paulo Barbagli e Rafael Salvador
Facebook e Instragram: @chawanproject