Já está na hora do Sukiyaki do Bem 2021! O tema é Ikigai, a arte de viver

Já está na hora do Sukiyaki do Bem 2021! O tema é Ikigai, a arte de viver

5 de agosto de 2021 0 Por bloghideko

Os preparativos para o Sukiyaki do Bem deste ano já estão acontecendo a todo vapor! Assim como ocorreu em 2020,  esta nova edição (a 15ª) também será no formato de “delivery”, com a entrega de uma seleção especial de itens, escolhidos com muito carinho, a quem adquiri-la. São peças de Hideko Honma, comidas e bebidas que se harmonizam e um belo livro, para promover uma experiência única, que alia gastronomia, cerâmica e solidariedade.

A seleção deste ano foi feita em torno de um tema muito inspirador, e que se espera que inspire outras pessoas, também: “Ikigai: A Arte de Viver”.

Ikigai une as palavras japonesas “ikiru” (viver) e “kai” (realização do que se espera), e, segundo especialistas como Ken Mogi, autor do livro Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz, ele tem a ver com a razão de viver, com tudo que motiva você a se levantar todas as manhãs. Nesse sentido, uma pessoa pode até ter mais de um ikigai.

Hideko Honma, idealizadora do Sukiyaki do Bem. Fotos: Rafael Salvador/Nikko Fotografia

E um ikigai, para Hideko Honma, é compartilhar o que é bom com quem precisa. Idealizadora do Sukiyaki do Bem, ela reflete que o prolongamento da pandemia levou todos a repensarem caminhos e objetivos. “Todos nós encaramos grandes desafios nestes dois anos: lidar com a rotina de isolamento social, a manutenção das empresas, a fome, a perda de entes queridos, a espera pela vacina”, lembra. “Cada vez mais, constatamos que, para prosseguir, vencer os desafios diários e levantar todas as manhãs com satisfação, precisamos compartilhar os bons resultados com os nossos semelhantes, que se encontram em situação de necessidade. E é sempre essa inspiração que nos move.”

Seleção Ikigai: cerâmica, comidas, bebidas e livro

Os itens que compõem a “Seleção Ikigai” do Sukiyaki do Bem 2021 são:

  • Domburi Ikigai e hashioki: tigela grande e descanso para hashi assinadas por Hideko.
  • Ramen Ikigai: inspirado no sukiyaki e em Okinawa, o prato foi criado pelo ramen master Takeshi Koitani e pelos chefs Thyago Anasawa e Jana Costa, do Jojo Ramen. Tem caldo composto de porco, frango e dashi, macarrão temomi (ondulado) e Rafute, barriga de porco cozida, típica de Okinawa, preparado com um toque de awamori (bebida regional). Para completar, o ramen vem com costela suína, minimilho, quiabo grelhado, cogumelo enoki, cebolinha naganegui, abóbora defumada, espinafre horenso e gengibre agridoce (gari shoga).
  • Awamori: oferecido pela Japan External Trade Organization (Jetro) e apresentado pela sommelière Yasmin Yonashiro, o awamori é uma bebida típica de Okinawa, considerada o destilado mais antigo do Japão.
  • Água tônica: oferecido pela Riverside, para o preparo de drinque com o awamori.
  • Petit Four: trufa de praliné de gergelim e ganache de shoyu elaborado pelo chef Bertrand Busquet; cortesia da Callebault.
  • Sobremesa Uchina Passion: mousse com sabor envolvente da shikuwasa (cítrico aromático muito apreciado em Okinawa) com abacaxi, manga e maracujá, assinada pelo chef Cesar Yukio.
  • Livro Hideko Honma: traz belas imagens do trabalho da ceramista e conta a sua trajetória.

Domburi de Hideko Honma

Ramen Ikigai e acompanhamentos, criados pelo Jojo Ramen, para o Sukiyaki do Bem 2021

Uchina Passion, sobremesa do chef Cesar Yukio, da Hanami Confeitaria

Os recursos obtidos com as vendas serão destinados à Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi no Sono e ao Movimento Água no Feijão.

O Ikoi no Sono, criado em 1942, abriga e oferece assistência a cerca de 70 idosos, com idade entre 68 e 102 anos, que são dependentes ou semidependentes de cuidados especializados, com o intuito de oferecer a eles qualidade de vida e um envelhecimento ativo.

O Água no Feijão surgiu em 2020, idealizado pela chef Telma Shiraishi, com a missão de levar alimento e cuidado às pessoas que mais precisam. Sua esperança é que essa receita de solidariedade possa ser replicada e amplificada, possibilitando tempos melhores para todos.

 

Seleção Ikigai vem, ainda, com ares de Okinawa

O conceito do Ikigai, de que falamos acima, vem de Okinawa, no Sul do Japão. Okinawa é a principal ilha das Ilhas Ryukyu, e é, ainda, o nome da Província ali localizada. É famosa pela alta expectativa de vida de sua população, até mesmo para os padrões japoneses. Dizem que um dos segredos para essa longevidade, saudável e feliz, é o ikigai.

Okinawa também é conhecida pela beleza de suas paisagens e pelo clima, mais quente e úmido. Recentemente, o conjunto formado por Yanbaru (no norte da ilha de Okinawa) e a ilha de Iriomote,  mais as ilhas Amami Oshima e Tokunoshima, da vizinha Província de Kagoshima, foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Mar na ilha de Iriomote, Patrimônio Natural da Humanidade. Foto: Hiroko Yoshii/Unsplash

Como você pode perceber, as cores, aromas e cultura de Okinawa estão presentes e inspiram, também, o Sukiyaki do Bem deste ano!

 

Como adquirir a sua Seleção Ikigai, do Sukiyaki do Bem 2021

Preparamos 500 Seleções Ikigai, que já estão à venda no site da Quickly Travel, parceira do nosso projeto deste ano. As entregas serão feitas entre os dias 9 e 18 de setembro, sempre às sextas, sábados e domingos.

E tem mais! Serão sorteados, entre os compradores, dez vagas para uma oficina de cerâmica no atelier de Hideko e dez gravuras do artista japonês radicado no Brasil Kazuo Wakabayashi.

Como você pode perceber, o Sukiyaki do Bem continua sendo pensado e elaborado de forma a levar alegria e boas surpresas para todos. Poder proporcionar isso, e também ajudar quem mais precisa, como os assistidos do Ikoi no Sono e as pessoas atendidas pelo Movimento Água no Feijão, fazem parte do ikigai de toda a equipe do Sukiyaki do Bem.

Faça parte deste movimento, também, comprando a sua Seleção Ikigai!

A Seleção Ikigai vem em uma bolsa reutilizável.

Mais informações:

Sukiyaki do Bem 2021 Ikigai – A Arte de Viver
Valor individual: R$ 500
Vendas: site da Quickly Travel
Dias das entregas*: 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de setembro de 2021
*As entregas são para São Paulo e regiões próximas. É possível verificar os locais atendidos no site
Horário das entregas: das 15h às 21h
Saiba mais: sukiyakidobem.com.br/2021/

Realização: Hideko Honma
Patrocinadores: Gtel, Jacto e Honda
Parceiros: Callebaut, Cancian, Dô Cultural, Hanami Confeitaria, Jojo Ramen, MondoYumi, Nippon Bebidas, Riverside, Quickly Travel, Yasmin Yonashiro
Apoio Institucional: Consulado Geral do Japão em São Paulo e Jetro – Japan External Trade Organization