Vem aí o 13º Sukiyaki do Bem!

Vem aí o 13º Sukiyaki do Bem!

7 de agosto de 2019 Off Por bloghideko

Os preparativos para o Sukiyaki do Bem deste ano já estão a todo vapor. Nesse jantar beneficente, organizado todos os anos por Hideko Honma desde 2007, renomados chefs são convidados para, juntos, prepararem um cardápio exclusivo para cerca de 360 convidados.

Cada prato é servido em uma peça confeccionada, com muito carinho e atenção, pela ceramista.

Peças que serão usadas no 13o Sukiyaki do Bem (2019). Fotos: Nikko Fotografia

Por conta dessa união da gastronomia com a cerâmica, o evento é sempre um momento e tanto para o paladar e a visão, para o tato e o olfato. O clima acolhedor, a boa conversa e atrações culturais e artísticas completam a noite especial.

O Sukiyaki do Bem 2019 será no dia 13 de setembro, às 19h30, no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. Os convites custam R$ 600 por pessoa e estarão à venda no atelier e na associação Ikoi no Sono a partir do dia 15 de agosto.

Harmonia e harmonização

Falta pouco tempo! Por isso, já em julho, os chefs que participarão do evento deste ano se reuniram para escolher as peças e pensar nas receitas. Conversa vai, conversa vem, logo tudo começou a ser definido. As entradas ficarão por conta de André Saburó, Viko Tangoda e Leo Young. Os pratos principais serão preparados por Rodrigo Martins e William Ribeiro, e a sobremesa, por Cesar Yukio. Veja no final deste post mais detalhes sobre os chefs, e veja qual peça de cerâmica cada um escolheu.

Viko Tangoda, André Saburó e William Ribeiro conversam sobre as peças e os pratos para o evento

“É muito gostoso ver como os chefs decidem rapidamente, em harmonia, sobre quem vai preparar o quê”, conta Hideko. A ceramista conta que faz uma seleção prévia das peças que serão usadas nessa noite, para dar tempo de preparar a quantidade necessária. Não é uma escolha aleatória. “Escolhemos as peças que deem ritmo e beleza ao momento”, explica Hideko.

Para as bebidas, a harmonização ficará novamente por conta do talento das sommelières Carolina Oda e Yasmin Yonashiro.

As entidades que receberão a doação desta edição do evento serão a Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi no Sono e a Associação Travessia – Núcleo de pedagogia Waldorf Especial.

Momentos fantásticos

Quem já conhece o evento (e olha que sempre tem fila de espera!) sabe que ele conta, ainda, com apresentações culturais e artísticas inspiradoras. O ilusionista Issao Imamura é um dos convidados deste ano. Como sempre, ele deverá surpreender o público com maestria. (Ainda não temos nenhuma dica sobre o que ele vai fazer!)

O ilusionista Issao Imamura

Está confirmada ainda a participação da cantora japonesa Mariko Nakahira, que todos os anos prestigia o Sukiyaki do Bem com seu carisma e talento.

Também trabalhando a todo vapor estão os alunos e ex-alunos de Hideko, que preparam chawans e utsuwas (tigelas ou bowls) que os convidados levam para casa. Eles começam a produzir as peças já no início do ano, sempre com muito orgulho de poder expor e entregar suas obras.

Exposição e seleção das peças dos alunos de Hideko Honma, na edição do ano passado

Vale lembrar que, nessa mesma noite, os convidados também recebem como lembrança uma das peças de Hideko usadas no jantar.

Como dá para imaginar, o Sukiyaki do Bem é um evento preparado com muito carinho, atenção aos detalhes e dedicação pela equipe do atelier e seus colaboradores por muito tempo. “É um processo que leva o ano todo”, explica Hideko. Mal acaba uma edição, a equipe já começa a pensar na do ano seguinte.

Para ela, o que mais importa não é necessariamente fazer algo inusitado, mas proporcionar uma noite memorável e fantástica. “Quero que as pessoas se sintam confortáveis, que seja um jantar aconchegante. Trabalhamos para que as pessoas comam bem, se divirtam, apreciem uma cerâmica de boa qualidade, tenham contato com as pessoas que fazem cerâmica.”

Os convidados desfrutam de bons momentos durante o Sukiyaki do Bem

Então, vamos lá? Veja os detalhes a seguir:

SUKIYAKI DO BEM 2019

Data e horário: 13 de setembro, às 20h
Local: Hotel Tivoli Mofarrej – Alameda Santos, 1437, São Paulo
Valor do convite: R$ 600,00 por pessoa. Os convites estarão à venda a partir de 15 de agosto, nos seguintes locais:

Atelier Hideko Honma – av. Jacutinga, 434, Moema. De segunda a sexta, das 9h às 18h; sábado, das 9h às 17h. Tel (11) 5042-4450 | 5042-4459 | contato@hidekohonma.com.br .
Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi no Sono – rua São Joaquim, 381, 4º andar, sala 42, Liberdade. De segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Tel: (11) 3208-7248 | 3209-0215 administracao@ikoinosono.org.br

 

Conheça os chefs do 13º Sukiyaki do Bem

 

ANDRÉ SABURÓ é chef do premiado Taberna Japonesa Quina do Futuro, de Recife, além de comandar outras três casas na capital pernambucana: Sumô, Sushi Yoshi e Tokyo’s Café. Já foi aclamado por revistas como Prazeres da Mesa e Veja Recife. É conhecido por saber extrair o melhor do atum.

 

CESAR YUKIO tornou-se recentemente o chef pâtissier do restaurante Aizomê, em São Paulo. Assina ainda as sobremesas do Alma Chef (Belo Horizonte), Empório Fribal (São Luís) e Vinya Café (Manaus). Participa do Projeto Superação, que usa a gastronomia como terapia ocupacional para portadores de deficiência física e intelectual.

 

LEO YOUNG chegou a atuar no mercado financeiro e nos negócios da família até decidir se dedicar à gastronomia, sua paixão desde que fizera uma viagem pela Ásia, aos 20 anos. Em 2016, venceu a terceira edição do programa MasterChef Brasil. Atualmente é chef executivo do Tatá Sushi, em São Paulo.

 

RODRIGO MARTINS, chef e consultor, é considerado um artesão da gastronomia brasileira. Em 1997 e 2003 integrou o time do Brasil no Bocuse D’Or, torneio gastronômico realizado em Lyon, na França, conquistando o décimo lugar, ainda hoje o melhor posicionamento de um brasileiro na competição. Realiza consultorias gastronômicas no Brasil e no exterior.

 

VIKO TANGODA está à frente do Buffet que leva o seu nome. Realiza eventos pelo Brasil, incluindo banquetes servidos no Camarote da Brahma, no Carnaval do Rio de Janeiro, e algumas áreas VIPs do Grande Prêmio da Fórmula 1, em São Paulo. Foi duas vezes eleito “Banqueteiro do Ano” pela revista Prazeres da Mesa.

 

WILLIAM RIBEIRO é chef especializado em culinária brasileira. Já assinou o cardápio do premiado Bossa, um dos poucos que conquistou as cinco estrelas máximas de Comer e Beber Veja São Paulo. Hoje comanda o restaurante Seen, instalado na cobertura do hotel Tivoli Mofarrej São Paulo.

 

As sommelières do Sukiyaki do Bem 2019

CAROLINA ODA, formada em gastronomia pelo Senac – Campus Águas de São Pedro em 2007, é sommelière, jurada nos programas “Sabor em Jogo”, transmitido pela GNT, e “Academia da Boa”, na Band RJ. É também professora e consultora de gestão de atendimento e bebidas.

 

YASMIN YONASHIRO é sommelière de saquê e consultora para vários restaurantes japoneses e da importadora Kittobras do sake Hakutsuru. Também atua com serviço de atendimento de sala, estruturação operacional e omotenashi (o conceito japonês de hospitalidade e atendimento). É sócia da GÀZ Sake, marca de saquê gaseificado com fruta de verdade.