Bate-papo para arrecadar doações para a Associação Travessia

Bate-papo para arrecadar doações para a Associação Travessia

14 de julho de 2020 Off Por bloghideko

Há quase uma década, Hideko Honma promove o evento Sopa na Caneca para arrecadar recursos para a Associação Travessia, que atende crianças e jovens com necessidades especiais. Nesse evento beneficente, os convidados usam as canecas produzidas pela ceramista e seus alunos para tomar deliciosas sopas. Um dos grandes parceiros de Hideko nesse projeto tem sido o banqueteiro Viko Tangoda. Mas, assim como muitos eventos, este também foi cancelado neste ano tão incomum, devido à crise da pandemia da Covid-19.

Por isso, no dia 11 de julho, o curso 123 Japonês publicou, no seu canal de YouTube, um bate-papo com a Hideko, com o intuito de arrecadar doações para a associação. Durante a conversa, o vídeo exibia um QR Code que direciona a pessoa para uma página de doações para a entidade.

Foi uma parceria muito bacana, que permitiu que Hideko pudesse contribuir, novamente, com a associação.

Afinal, muitas  instituições assistenciais seguem precisando, mais do que nunca, de solidariedade e contribuições para poderem continuar com sua importante atuação junto a pessoas com as mais variadas necessidades.

Hideko Honma e o banqueteiro Viko Tangoda, que cuida do preparo das sopas do Sopa na Caneca. Fotos: Greg Salibian

A conversa entre a ceramista e a apresentadora Livia Tsukumo começou abordando a trajetória de Hideko, como os aprendizados que ela obteve, tanto em termos de técnica como de filosofia, em Arita, tradicional centro produtor de porcelana em Arita, no Japão. A ceramista também falou sobre a importância da perseverança e da prática na cerâmica, a questão da personalidade que se coloca em cada peça. E mostrou, ainda, as técnicas e os cuidados que se deve ter ao confeccionar uma caneca.

HIdeko também explicou como surgiu a ideia de fazer o evento Sopa na Caneca. Segundo ela, seus alunos praticam muito a confecção, no torno, de cilindros. Isso porque, a partir de um cilindro bem feito, é possível produzir peças variadas – incluindo uma caneca. Diante da indagação dos alunos de o que fazer, afinal, com tantos cilindros, surgiu a ideia de usar esse material para alguma ação beneficente. E, assim, criou-se o projeto.

O vídeo é uma aula sobre filosofia, prática e conceitos de cerâmica. Ele segue disponível para quem quiser assistir à conversa e fazer a sua doação.

Leia mais

Por que chawans merecem sempre um destaque no Sukiyaki do Bem

Hideko Honma e especialistas falam sobre xícaras, café e o concurso do Museu do Café

Em busca da chawan: no Japão