O concurso das xícaras será tema de lives no Instagram. Acompanhe!

O concurso das xícaras será tema de lives no Instagram. Acompanhe!

14 de maio de 2020 Off Por bloghideko

Na próxima semana, nos dias 18, 19, 21 e 22 de maio, o grupo Cerâmica Contemporânea Brasileira (CCBras) realizará uma série de quatro lives no Instagram, com entrevistas com profissionais envolvidos no concurso “A Xícara do Museu”. O concurso, promovido pelo Museu do Café, de Santos, irá selecionar as melhores xícaras nas categorias utilitário e conceitual, e as lives são uma oportunidade bem bacana de explorar mais o concurso e o tema das xícaras.

A primeira conversa, do dia 18 de maio, será com a diretora do Museu do Café, Alessandra Almeida, que falará sobre a instituição e os objetivos do concurso. No dia 19, Hallyson Ramos, barista do Centro de Preparação de Café, abordará assuntos como variações do café, seu preparo e o que é importante para se construir uma boa xícara.

Na quinta-feira, dia 21, a entrevista será com Makoto Fukuzawa, presidente do CCBras, que falará da importância de iniciativas como o concurso do Museu do Café, que buscam promover a cerâmica e os ceramistas do país.

Finalmente, no dia 22 de maio, sexta-feira, Hideko Honma, que participou da concepção e elaboração desse concurso, falará sobre a curadoria e a poética que envolve esse evento.

Todas as lives começam às 14h e serão transmitidas pelo Instagram do CCBras, @ccbrasceramica.

Xícaras utilitárias e conceituais

O concurso “A xícara do museu” foi lançado em 12 de março, na comemoraçãodo 21º aniversário do Museu do Café, e é aberto a ceramistas, artistas e designers de todo o Brasil. Está dividido em duas categorias, utilitário e conceitual. As melhores xícaras, que deverão ser feitas manualmente em cerâmica, serão expostas no museu e poderão depois ser usadas e mesmo vendidas na loja da instituição.

O primeiro lugar de cada categoria receberá como prêmio uma viagem ao Japão, para conhecer tradicionais centros produtores de cerâmica. O segundo lugar ganhará 5 mil reais em equipamentos de cerâmica.

Saiba mais sobre o concurso aqui no blog, e participe! A seleção terá três etapas, e a inscrição para a primeira fase vai até 31 de maio (o prazo anterior era 20 de maio). Confira o edital no site do Museu.