Na terceira palestra do Chawan Project, a beleza da obra de Akinori Nakatani
Pelo jeito, o assunto chawan rende muita conversa, e das boas. A sala da Japan House, em São Paulo, ficou novamente cheia, na terceira palestra do Chawan Project, no dia 23 de agosto, com muitas pessoas interessadas em ver e ouvir o ceramista Akinori Nakatani. O projeto, que conta com a curadoria de Hideko Honma, reúne oito ceramistas e especialistas, que falarão sobre suas técnicas e relação com o chawan.
Nascido em Osaka em 1943, Nakatani já fazia cerâmica no Japão, e trouxe sua arte ao Brasil quando aqui chegou, em 1974. Atualmente, ele tem seu ateliê em Mogi das Cruzes, no interior paulista.
Em sua palestra, Nakatani falou sobre a cerâmica japonesa e brasileira – para ele, são mundos muito diferentes, que não podem ser comparados – e sobre a origem do hábito de tomar chá no Japão. Contou, por exemplo, que no início as folhas de chá eram importadas da China, amassadas até virar um bolinho e consumidas como remédio. E, até o período Kamakura (1185 – 1333), apenas os mais ricos tinham acesso a elas.
Em seguida, o ceramista explicou que há diversas técnicas para fazer o chawan. “Essa diversidade permite que a criatividade do ceramista flua melhor”, acredita. Ele mesmo nunca havia feito chawan usando placa de argila, mas aproveitou que ia dar a palestra para criar algumas peças usando essa técnica.
Um dos pontos altos do evento foi a exibição de um vídeo, realizado por Ernesto Stock, em que Nakatani aparece em seu ateliê, confeccionando esse chawan. Foi uma aula sobre paciência, talento e dedicação.
Ah, e ficamos sabendo ainda que esta foi a primeira vez que Akinori Nakatani fez uma palestra. Foi uma honra termos participado desse momento!
Conversas animadas marcaram o final da palestra. Foto: Marcel Uyeta
A próxima palestra será com a Kimi Nii, no dia 26 de setembro, quinta-feira, das 19h às 20h. As senhas serão distribuídas uma hora antes, na Japan House.
Veja aqui como foi a primeira palestra, com Souichi Hayashi, da Fundação Urasenke, e o que aconteceu na segunda palestra, com o ceramista Kenjiro Ikoma.
Acompanhe o Chawan Project pela página no Facebook @chawanproject!