‘As Canecas do Brasil’ teve participação de mais de 360 ceramistas 

‘As Canecas do Brasil’ teve participação de mais de 360 ceramistas 

28 de fevereiro de 2022 Off Por bloghideko

O projeto As Canecas do Brasil, que convidou ceramistas de todo o país a doarem peças autorais para uma ação beneficente, terminou com muitos números para comemorar! Mais de 360 ceramistas de 11 estados e 55 cidades enviaram 856 canecas, que foram colocadas à venda em uma plataforma on-line. No total, foram obtidos R$ 104 mil.

Esse valor será destinado a três instituições beneficentes: a Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, a Associação Travessia – Filosofia Waldorf e a Sociedade Beneficente Casa da Esperança “Kibô-no-Iê”.

Com isso, a iniciativa, que teve a idealização de Hideko Honma e parceria do Cerâmica Contemporânea Brasileira – CCBRas, buscou levar apoio a essas entidades que há décadas realizam um reconhecido trabalho de apoio e assistência a pessoas com necessidades especiais e das mais diversas idades e que, desde o início da pandemia, sofreram o impacto da perda de arrecadação de fundos e outras dificuldades para atender seus assistidos.

 

As Canecas do Brasil teve ainda por objetivo contribuir para difundir a produção cerâmica do Brasil. O projeto, iniciado em junho de 2021, recebeu peças que mostram a riqueza e diversidade de ideias, estilos e técnicas que compõem a cerâmica brasileira. Um Brasil multicultural e inspirador. As canecas foram avaliadas, fotografadas e colocadas à venda em novembro, por meio de um portal on-line.

Assim, quem adquiriu uma caneca (ou mais) recebeu, além de uma peça muito bonita, um pouco dos pensamentos, sentimentos e aprendizados que o ceramista colocou nela. Junto com a peça, foi enviada ao comprador uma seleção de chás e café oferecida pelos parceiros do projeto. O As Canecas do Brasil contou com 16 patrocinadores e quatro instituições apoiadoras!

Os ceramistas participantes puderam enviar pelo menos três canecas, não necessariamente iguais. Não houve contrapartida financeira, mas todos receberam um certificado virtual e alguns deles foram sorteados com os seguintes presentes: R$ 1.000,00 em materiais da Arte Brasil; um dia de workshop para 5 participantes no Atelier Hideko Honma; torno elétrico Flex, da Fornos Jung; banco para torno da K2 Arte Cerâmica; e giffin grip da PSH Brasil. Os sorteados foram divulgados no Instagram de As Canecas do Brasil.

Em nome de toda a equipe do atelier, agradecemos profundamente a todos os ceramistas que aderiram a esta ação solidária, bem como a todos que contribuíram adquirindo essas peças! Nossa gratidão também aos parceiros, patrocinadores e apoiadores de “As Canecas do Brasil” por acreditarem nesta iniciativa.

Com todos juntos, foi possível enriquecer um pouco mais o cenário da cerâmica brasileira e ajudar o próximo.

Leia mais

Os cursos do atelier estão de volta!

Instalação de Hideko Honma faz homenagem a figueira centenária do Museu da Imigração

Revisite 10 peças clássicas do atelier de Hideko Honma