Revisite 10 peças clássicas do atelier de Hideko Honma

Revisite 10 peças clássicas do atelier de Hideko Honma

1 de fevereiro de 2021 Off Por bloghideko

No atelier de Hideko Honma, algumas peças já são consideradas clássicas, porque foram criadas há mais de uma década e seguem firmes como alguns dos itens favoritos dos clientes e da ceramista. São xícaras, copos, pratos, shoyuire (molheira para shoyu) e chawans, entre outros, que o atelier continua a produzir, mesmo em tempos de pandemia.

Para Hideko, elas são clássicas por “suas formas simples, limpas no design, ergonômicas, com dimensões ideais, e que por isso podem ser usadas com traquilidade no almoço ou no jantar, sejam um banquete ou uma refeição simples, no jardim ou na sala de jantar”.

Por mais que o tempo passe, elas parecem novas, atemporais.

E por que estamos falando agora sobre essas peças? Os últimos meses foram difíceis, mas também levaram a momentos de reinventar (como foi o caso do Sukiyaki do Bem de 2020, realizado em formato diferente), de fazer coisas diferentes (como as lives e vídeos) e de refletir sobre coisas simples da vida. “Quando se tem muita coisa para fazer ou pensar, eu começo pelo início”, brinca Hideko.

Veja os “top 10”, ou dez das peças clássicas favoritas, do atelier!

Copo amassado. Fotos: Divulgação

Yunomi Atelier

Petisqueira amassada

Xícara de Café Atelier

Seleção Flor Longo (shoyuzara, apoio, tamanho M)

Seleção Flor Redondo (shoyuzara, apoio, tamanhos P e M)

Chawan

Shoyuire bolinha e shoyuzara

Caneca espiral

Bonitas, não? Um aspecto interessante é que não são difíceis de confeccionar, afirma Hideko. “São itens fáceis de fazer. Quero dizer, exigem técnica e precisão, mas não pedem grandes ‘manobras’. Quanto mais simples, mais elas mostram sua beleza”, conclui.

Aproveitamos para desejar um bom ano, com muita saúde, para todos!

Leia mais

Uma cerâmica repleta de magokoro para o Sukiyaki do Bem!

Conheça as peças vencedoras do concurso A Xícara do Museu