Criatividade faz parte da harmonização de bebidas no Sukiyaki do Bem

Criatividade faz parte da harmonização de bebidas no Sukiyaki do Bem

3 de outubro de 2019 Off Por bloghideko

Se, nas muitas edições do Sukiyaki do Bem, a comida servida em belas cerâmicas faz os olhos e o apetite crescerem, as bebidas que acompanham cada prato são também de fazer brilhar o olhar e encantar o paladar. Na 13ª edição do evento, realizada em setembro, não foi diferente. As sommelières Carolina Oda e Yasmin Yonashiro garantiram uma harmonização surpreendente que mostrou que, nesse jantar, a criatividade também chega dentro de taças e copos.

Drinque à base de uísque, saquê, vinhos e cerveja acompanharam os pratos dos chefs André Saburó, Viko Tangoda, Leo Young, Rodrigo Martins e Wiliam Ribeiro. Para a delicada sobremesa de Cesar Yukio, as duas selecionaram um saquê espumante. Variadas bebidas para um menu diferenciado!

Saiba mais sobre os chefs e as sommelières aqui.

Drinque high ball, preparado com bourbon Jim Beam, acompanhou o prato de André Saburó (atum defumado em ban-cha com dashi de tucupi amarelo, alioli missô com tucupi negro e lâminas de quiabo). Fotos: Nikko Fotografia

O onsen tamago com canjiquinha e dashi de frango orgânico, de Viko Tangoda, foi servido com saquê Hakutsuru Tokubetsu Junmai Yamadanishiki

As bebidas dão um toque todo especial à experiência gastronômica do Sukiyaki do Bem, jantar beneficente idealizado e realizado anualmente por Hideko Honma. A renda obtida com evento, que reúne 350 convidados, é doado para instituições de assistência social.

O vinho Cloudline Pinot Gris 2014 (Domaine Drouhin Oregon) acompanhou a vieira com emulsão de shissô e yuzu de Leo Young

O sukiyaki vegetariano de Viko Tangoda, muito bem acompanhado do vinho Crémant d’Alsace Chardonnay Brut 2009

Fugindo do óbvio para criar surpresas

“O Sukiyaki do Bem é um evento diferente, porque a Hideko nos deixa usar mais de um tipo de bebida. Isso nos dá liberdade”, conta Carolina. Assim, as sommèlieres se esmeram e procuram sempre fugir do óbvio, fazendo amplo uso do arsenal de conhecimento que possuem.

A barriga de leitão cozida em missô, sunomono de pupunha, dashi e crocante de mandioca (William Ribeiro) mereceu uma cerveja Blondine Biru

A delicada mousse de caramelo com missô e amêndoas, de Cesar Yukio, foi muito bem acompanhada de saquê espumante Usunigori sparkling Yauemon Junmai Daiginjo “shu awa”

As duas especialistas estudaram os ingredientes que os chefs selecionaram, perguntaram sobre os sabores que eles queriam destacar e assim elaboraram o drinque e as bebidas usadas na noite. “É uma decisão conjunta, baseada em feeling, conhecimento e no que os chefs nos informam”, explica Yasmin.

Parceiros do evento, como a Mistral, e toda a equipe do hotel Tivoli Mofarrej, também contribuem para que tudo saia da melhor forma possível.

Hideko Honma, ao centro, com Carolina Oda e Yasmin Yonashiro, no 13º Sukiyaki do Bem

“Tem muita emoção nesse trabalho”, conta Carolina, que já chegou a participar dos bastidores do Sukiyaki do Bem como assistente da cozinha, mas que agora atua como sommèliere do evento. Ela e Yasmin já elaboraram o menu de bebidas do evento por três anos. Emoções presentes em vários momentos, como nas animadas conversas com os chefs, na correria da cozinha nos momentos finais dos preparativos, na preocupação em garantir que as bebidas sejam servidas na temperatura adequada, na reação dos convidados.

Yasmin, que é especialista em omotenashi (o conceito japonês de hospitalidade e atendimento), aprecia muito o contato com os convidados do Sukiyaki do Bem, que se interessam em saber mais sobre as bebidas servidas durante o jantar. “É divertido e podemos mostrar mais do nosso conhecimento, além de poder ajudar as pessoas”, diz Yasmin.

No final, teve cafezinho Suplicy, acompanhado de saborosos petit-fours de Cesar Yukio, para encerrar a noite.

Trufas de chocolate, macarons de yuzu e madeleines com matchá preparados por Cesar Yukio

Quer saber mais como foi o Sukiyaki do Bem? Então confira nossos posts sobre os pratos dos chefs e sobre tudo que aconteceu nessa noite memorável.