No Sukiyaki do Bem, as pessoas fazem a diferença

No Sukiyaki do Bem, as pessoas fazem a diferença

24 de setembro de 2019 Off Por bloghideko

Já falamos aqui sobre as delícias que os chefs prepararam para o 13º Sukiyaki do Bem, e mostramos os bastidores da cozinha, um lugar cheio de energia onde talento e sabores fluem. Eles sem dúvida são as estrelas desse jantar beneficente, mas houve mais pessoas que fizeram a noite do dia 13 de setembro se destacar.

A boa energia, afinal, também emanou e circulou por entre os animados alunos da ceramista Hideko Honma. Eles, que desde o início do ano se dedicaram a produzir suas melhores peças para o evento, eram todos alegria e orgulho.

Exposição das peças produzidas pelos alunos do atelier Hideko Honma, no 13o. Sukiyaki do Bem. Fotos: Nikko Fotografia

O jornalista Marcio Gomes observa as peças produzidas pelos alunos do atelier. Foto: Nikko Fotografia

No Sukiyaki do Bem, cada convidado tem direito a escolher e levar uma peça desses alunos para casa. Por isso, essa noite é muito aguardada pelos ceramistas, que passam anos estudando e aprimorando suas técnicas. (Veja aqui como são os cursos do atelier de Hideko Honma.)

Detalhe da decoração do 13º Sukiyaki do Bem, com Ikebana de Tamako Yoshimoto, professora do atelier

Performances artísticas

O jantar começou com a tradicional quebra do taru de saquê, com a presença de convidados especiais – entre eles, Sota Watanabe, vice-consul cultural do Japão em São Paulo, Masaru Suzaki, diretor-geral da Japan Foundation, o jornalista Marcio Gomes, e representantes dos apoiadores do evento.

Abertura do Sukiyaki do Bem 2019, realizado em 13 de setembro, no hotel Tivoli Mofarrej

 

Hideko Honma agradeceu por compartilhar um momento tão especial com todos os presentes ao Sukiyaki do Bem 2019

350 convidados lotaram o salão do hotel Tivoli Mofarrej, onde aconteceu o Sukiyaki do Bem

Hideko discursou, emocionada, que naquela manhã, havia ido ao atelier para trabalhar um pouco com a argila, no torno. “Quando finalizei, respirei profundamente. E, naquele átimo, surgiu um sentimento, uma vontade de ter ali pessoas queridas – meus amigos, meus alunos, minha família, cada um de vocês”, disse, comemorando a noite.

Ttrês artistas prestigiaram a noite e o evento com suas performances. No palco montado no salão, a dançarina de butoh Emilie Sugai apresentou-se com um número delicado e belo.

Emilie Sugai em performance delicada, durante o jantar beneficente

A cantora japonesa Mariko Nakahira, que vem todos os anos se apresentar no Brasil, marcou novamente sua presença no Sukiyaki do Bem, cantando várias músicas de seu repertório, sempre com muita simpatia.

Mariko Nakahira esbanjou simpatia em sua apresentação

Para encerrar, o ilusionista Issao Imamura subiu ao palco para uma performance pontuada por palavras motivacionais, bom humor e mágicas.

Issao Imamura: apresentação com mágica e palavras sobre superação

Homenagem ao fundador do Grupo Ikesaki

Neste ano, o Sukiyaki do Bem fez uma homenagem especial a Hirofumi Ikesaki, fundador do maior grupo do setor de cosméticos da América Latina, por sua história e por sua dedicação à preservação do legado dos imigrantes japoneses no país.

A estação de metrô que fica na Praça da Liberdade, por exemplo, recentemente foi renomeada estação Japão-Liberdade, como resultado do empenho de Ikesaki, que assim quis deixar registrada a contribuição que a comunidade japonesa trouxe ao bairro paulistano.

Hirofumi Ikesaki, homenageado especial da noite, e Hideko Honma

Ikesaki agradeceu a homenagem e lembrou aos convidados da importância da presença de todos eles no evento. “Quero parabenizar a todos que aqui vieram, assim fazendo o bem às pessoas que necessitam de ajuda.” Disse, ainda, que era a primeira vez que participava do Sukiyaki do Bem. “Estou em dívida pelos 12 anos em que não apareci”, brincou.

Convidados aumentam a renda para as instituições beneficiadas

E, como sempre, os convidados do 13º Sukiyaki do Bem também fizeram toda a diferença. Participaram, por exemplo, dos leilões de arte e objetos, contribuindo, assim, para aumentar a arrecadação para as instituições beneficiadas.

Leilão de obras de arte no Sukiyaki do Bem 2019

Neste ano, as entidades que receberão as doações do evento são a Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi no Sono e a Associação Travessia – Núcleo de Pedagogia Waldorf Especial.

A noite seguiu sempre animada, com os convidados apreciando a boa comida dos chefs, as bebidas selecionadas pelas sommelières e as performances. Formaram, assim, o clima de amizade e alegria que já é marca do evento.

Convidados no Sukiyaki do Bem 2019

Mal terminou a noite, Hideko Honma, a equipe do atelier e todos os envolvidos na produção já começam a pensar em como será o Sukiyaki do Bem 2020.

Em outras palavras, ano que vem tem mais!

Ceramistas, apoiadores, chefs, sommelières e as equipes de apoio, comunicação e produção: prontos para o ano que vem

Aguardem as novidades!