Bate-papos on-line e vídeos mostram beleza e técnicas de cerâmica

Bate-papos on-line e vídeos mostram beleza e técnicas de cerâmica

31 de julho de 2020 Off Por bloghideko

Já se vão uns 120 dias desde que a pandemia da Covid-19 alterou o nosso dia a dia de uma forma nunca imaginada. No atelier de Hideko Honma, o isolamento social foi respeitado e as aulas e a venda presencial estão suspensas, para preservar a saúde da equipe, dos alunos e dos clientes. Mas isso não quer dizer que a ceramista está parada. Hideko tem participado de muitas lives, onde fala sobre cerâmica, técnicas e processos criativos.

A mais recente aconteceu na tarde do dia 30 de julho, em um bate-papo on-line com Mami Fukuoka, vice-presidente da Quickly Travel, e com o produtor cultural e escritor Jo Takahashi. Hideko falou sobre sua trajetória, sobre a importância da perseverança e da prática na cerâmica e sobre sua relação com o Japão, país onde ela estudou técnicas de cerâmica e que ela costuma visitar.

Ela também falou sobre como a arte pode ser libertadora em tempos como o que estamos vivendo. Você pode assistir ao vídeo da live no YouTube da Quickly Travel. (Veja também um relato da mais recente viagem de Hideko àquele país).

Mas a participação maior de Hideko no mundo digital começou já em abril, logo após a pandemia atingir em cheio a todos nós. Naquele mês, por exemplo, Hideko gravou três vídeos sobre yunomi (o copo de chá japonês), que foram veiculados pela Japan House São Paulo, como parte da programação online daquela instituição. Ela fala sobre as diferenças entre o yunomi e as xícaras ocidentais e faz uma demonstração de como ela confecciona essa peça.

Já no mês seguinte, em 9 de maio, participou de um bate-papo pelo Instagram com a arquiteta Juliana Pippi. Juliana usou a cerâmica da linha Toki, criada pela empresa Portobello em parceria com Hideko, para compor um ambiente da Casa Cor São Paulo em 2018, que foi um dos vencedores do Prêmio Internacional Tile Brasil (Projeto em Cerâmica). Na live, falaram sobre como o tempo influencia o processo criativo.

Foto: Divulgação/Casa Cor

No mesmo mês, Hideko foi uma das entrevistadas em uma série de bate-papos on-line organizada pelo grupo Cerâmica Contemporânea Brasileira – CCBras para divulgar o concurso A Xícara do Museu, do Museu do Café, de Santos.

Hideko é uma das idealizadoras e curadora do concurso e comentou os critérios de seleção e o que espera da competição, cujo resultado deve sair em 5 de outubro. Por conta do concurso, ela também deu entrevista ao programa Live do Santa Portal, no dia 26 de maio.

Atividades para arrecadar doações

Hideko tem ainda aproveitado as ferramentas do mundo digital para contribuir com entidades assistenciais que estão na linha de frente dos cuidados para quem precisa de assistência especial, ainda mais em tempos de crise do novo coronavírus.

Assim, ela fez uma série de três vídeos explicando técnicas para fazer um bule de chá pequeno, chamado shiboridashi, convidando as pessoas a fazerem contribuições para o Ikoi-no-Sono (Assistência Social Dom José Gaspar). Você pode rever ou assistir aos vídeos no Instagram ou no Facebook da ceramista. O primeiro vídeo foi publicado no dia 16 de maio, aqui e aqui.

Em outra ocasião, em um bate-papo com Livia Tsukumo, do canal 123 Japonês, Hideko falou do projeto beneficente Sopa na Caneca, que ela promove há dez anos, e deu dicas para a confecção de uma caneca. O vídeo foi feito para arrecadar doações para a Associação Travessia, e você ainda pode contribuir com essa entidade!

Tempo e paciência: uma experiência visual

Já quem segue o Instagram ou o Facebook de Hideko percebe que ela segue ativa, mesmo nestes dias inesperados. Ela tem trabalhado no torno, produzido, feito experiências, enquanto observa a natureza e reflete sobre o tempo.

“Tempo e paciência” tem sido o seu tema nestes dias de quarentena, e ela tem postado belas fotos e vídeos de suas peças, muitas vezes complementadas por itens delicados como flores e folhas recém-colhidos. São pequenas experiências visuais que o olhar e as mãos da ceramista proporcionam.

Fotos: Hideko Honma

Vai lá dar uma conferida!

Que todos fiquem bem e com saúde.