Participe da campanha de crowdfunding do Chawan Project!

Participe da campanha de crowdfunding do Chawan Project!

10 de janeiro de 2019 Off Por bloghideko

O Chawan Project abriu uma campanha no Catarse, site de financiamento coletivo (crowdfunding), para reunir recursos para produzir um documentário sobre os sete encontros realizados, em 2018, sobre chawan. Juntos, esses encontros formam uma grande história sobre cerâmica, imigração japonesa, desafios, técnica e encantamento por essa arte. Então, um documentário contando tudo isso faz todo sentido.

Clique aqui para saber mais e fazer a sua contribuição.

O objetivo da campanha de crowdfunding é atingir um total de R$ 40 mil. As doações são a partir de R$ 100, e podem ser feitas até o dia 16 de fevereiro. Apoie o projeto!

Um universo dentro de uma peça de cerâmica

Com a idealização e a curadoria de Hideko Honma, o Chawan Project reuniu, ao longo de sete meses, diferentes ceramistas e especialistas para falar sobre a chawan: uma peça muito especial, ao mesmo tempo bela e funcional. O que se poderia aprender com a confecção de uma peça como essa? Como cada profissional faz a sua chawan? O que cabe dentro dela? Essas foram as grandes questões que nortearam o projeto.

Os ceramistas Kenjiro Ikoma, Akinori Nakatani, Kimi Nii, Shugo Izumi e Mistue Yuba falaram a um público muito animado e atento na Japan House, em São Paulo, entre junho e dezembro de 2018.

Veja um vídeo-resumo dos melhores momentos das palestras:

Diferentes olhares sobre a chawan

Além desses renomados ceramistas, o projeto contou com a participação do mestre Souichi Hayashi, do Centro de Chado Urasenke do Brasil, que deu uma aula sobre os diferentes estilos de cerâmica japonesa. Também houve conversas com a teablender Carla Saueressig, a chef Telma Shiraishi, o antropólogo Victor Hugo Kebbe e o diplomata Fausto Godoy. Todos trouxeram diferentes contribuições e olhares sobre a chawan, ampliando o universo dessa peça.

As palestras tiveram apoio do Consulado-Geral do Japão em São Paulo, da Fundação Japão e da Japan House em São Paulo.

Acompanhe as novidades do projeto no Facebook @chawanproject.