Em fase de produção, documentário Chawan Project sairá do forno em breve!

Em fase de produção, documentário Chawan Project sairá do forno em breve!

2 de abril de 2019 Off Por bloghideko

Desde o fim de fevereiro, a equipe do projeto Chawan Project está trabalhando a todo vapor, preparando um abrangente documentário sobre a chawan (tigela japonesa) produzida pelos ceramistas imigrantes e descendentes de japoneses no Brasil.

O filme é uma extensão do ciclo de palestras realizado ao longo de 2018 pela equipe do Chawan Project. Nesse ciclo, idealizado por Hideko Honma, diferentes ceramistas foram convidados a falar sobre a chawan na Japan House em São Paulo. Os encontros aconteciam uma vez por mês. O resultado foi uma série de apresentações e conversas muito ricas, que revelaram que uma singela tigela pode conter um verdadeiro universo de perseverança, determinação, técnicas, talento e beleza.

Shoko Suzuki, durante a filmagem, em sua casa.  Foto: Jo Takahashi

Agora, graças às colaborações de todos que acreditaram nesse projeto e participaram do crowdfunding realizado entre dezembro e fevereiro, um pouco desse mundo da chawan será registrado em forma de documentário. Será uma obra de grande importância, em imagens e sons, desse aspecto da história da imigração japonesa no Brasil e seu legado para a cerâmica do país.

Visita aos ateliers dos mestres ceramistas

A equipe está visitando os ateliers de todos os ceramistas que deram suas palestras na Japan House. Até o momento, já foram feitas filmagens com Kenjiro Ikoma, Kimi Nii, Shoko Suzuki e Shugo Izumi.

Também contamos com a participação do mestre da cerimônia do chá Souichi Hayashi, da Fundação Urasenke do Brasil, que falou sobre a relação dessas peças com a arte do chado.

Kenjiro Ikoma e Hideko Honma durante a gravação do documentário Chawan Project. Foto: Katia Shimabukuro

Gravando no atelier de Shugo Izumi (Foto: Julynha Toys)

Neste momento, os responsáveis pela produção do documentário estão se preparando para visitar os ateliers de Mitsue Yuba e Akinori Nakatani. A cada gravação, o filme ganha mais corpo com a riqueza e a beleza das histórias, das trajetórias e das obras desses verdadeiros mestres.

A ceramista Kimi Nii, durante filmagem do documentário do Chawan Project. Foto: Katia Shimabukuro

 

Mestre Souichi Hayashi, da Fundação Urasenke, participa da gravação do documentário. Foto: Jo Takahashi

Aguardem as novidades sobre o lançamento do documentário. Sim, haverá uma! Será no dia 25 de maio, na Japan House em São Paulo.

Você pode acompanhar as deliciosas e pequenas histórias que cada visita e cada etapa da produção do documentário estão gerando no Facebook do projeto: @chawanproject.

Leia mais sobre como foram sobre as palestras Chawan Project nos posts abaixo:

Mestre da cerimônia do chá inaugura ciclo de palestras sobre chawan

Kenjiro Ikoma fala sobre a técnica raku no Chawan Project

Na terceira palestra do Chawan Project, a beleza da obra de Akinori Nakatani

A relação entre design e cerâmica, por Kimi Nii

Shugo Izumi mostra sua técnica e habilidade no Chawan Project

Mitsue Yuba, da Comunidade Yuba, fala de suas experimentações com chawan

Especialistas lançam novos olhares sobre o universo da cerâmica