Vai ter Sukiyaki do Bem neste ano! O tema é Magokoro – Um elo de afeto

Vai ter Sukiyaki do Bem neste ano! O tema é Magokoro – Um elo de afeto

22 de outubro de 2020 Off Por bloghideko

Este ano quase não houve Sukiyaki do Bem, o jantar beneficente que Hideko Honma realiza todos os anos para arrecadar recursos para entidades assistenciais, ao mesmo tempo que celebra a união da gastronomia com a cerâmica. Por conta da pandemia, Hideko havia optado por cancelar o evento. Mas isso foi uma decisão momentânea. Afinal, este é um ano em que atitudes como ser criativo, encontrar saídas e ajudar o próximo ganharam significados especiais.

E a conclusão é que vai ter, sim, Sukiyaki do Bem em 2020. Será diferente, como exige o momento. E será criativo, como é do feitio de Hideko e da equipe e parceiros que a apoiam.

O Sukiyaki do Bem 2020 vem em uma caixa especial, que será entregue a quem a adquirir, apoiando assim a ação social de Hideko Honma. Fotos: Rafael Salvador

O Sukiyaki do Bem sempre foi, acima de tudo, uma experiência. Desta vez também será! Mas, em vez de acontecer em um salão amplo, com 350 convidados, como vinha sendo no hotel Tivoli Mofarrej nos últimos anos, ela será na casa de cada participante, na intimidade e segurança de seus lares. Batizado de Sukiyaki do Bem 2020 Magokokoro – Um elo de afeto, o projeto beneficente deste ano será uma caixa, contendo diversos itens, que será entregue no endereço de quem comprá-la.

A caixa conterá um bowl e um hashioki (descanso para hashi) confeccionados por Hideko. Terá um ramen especial, o Sukiyaki Ramen, criado pelo ramen master japonês Takeshi Koitani e pela equipe do restaurante Jojo Lab. Esse prato chegará pré-preparado, para ser finalizado e empratado em casa. Entre os ingredientes, há carne wagyu de Kagoshima, oferecido pela Jetro (Japan External Trade Organization) especialmente para o evento. Também compõem a “caixa Magokoro”: bebidas selecionadas, sobremesa e um pacote de arroz japonês semipronto importado (rice pack, também oferecido pela Jetro). Cada item foi pensado para criar uma experiência memorável. Tudo isso foi possível graças aos parceiros e apoiadores do Sukiyaki do Bem, que abraçaram o projeto e sua causa.

Sukiyaki Ramen, criado pelo ramen master Takeshi Koitani e pela equipe do Jojo Lab, une dois pratos tradicionais

Os ingredientes do Sukiyaki do Bem 2020 serão embalados e colocados na Caixa Magokoro

E os Chefs do Bem estarão marcando presença, também! Quem comprar a caixa ganha uma senha para acessar um conteúdo online exclusivo que inclui, entre outros itens, receitas inspiradas no Sukiyaki criadas pelos chefs Adriano Kanashiro, André Saburó, Edson Yamashita, Erick Jacquin, George Koshoji, Morena Leite, Salvatore Loi e Telma Shiraishi. Também tem uma sequência de vídeos onde esses mesmos chefs mostram como ficam esse pratos.

Ficou curioso? Veja a lista completa de itens no final deste post.

Heróis do cotidiano inspiram o Magokoro

Para Hideko, o ponto de partida do Sukiyaki do Bem 2020 foram as pessoas que ela chama de “heróis do cotidiano”. No início da crise trazida pelo novo coronavírus, quando tudo era muito incerto, e por vezes desanimador, conta ela, “vimos amigos nossos – profissionais dos sabores, dos saberes, dos fazeres – reagirem à pandemia e criarem maneiras, coletivamente, de levar ajuda a quem estava em risco e mais vulnerável”. Diante dessa cena inspiradora, ela decidiu realizar o Sukiyaki do Bem, para também poder dar a sua contribuição a quem mais precisa de amparo em um momento difícil como o atual.

Magokoro, a palavra escolhida como tema deste projeto, é um termo em japonês que alia dois ideogramas: “ma”, que significa “verdadeiro, sincero”, e “kokoro”, que equivale a coração, devoção, intenção. “A nossa tradução para esta palavra é um elo de afeto”, explica Hideko. Esse elo de afeto é o que une a arte da cerâmica, a gastronomia e a solidariedade em uma ação social.

As instituições que receberão os recursos obtidos com a venda da Caixa Magokoro são a Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi no Sono, que faz um trabalho exemplar com idosos dependentes e semidependentes, e o Instituto Capim Santo, que oferece capacitação profissional a jovens que buscam um futuro melhor.

Assim, convidamos a todos a também participar deste grande elo de afeto – com seus entes queridos, familiares, amigos, e ao mesmo tempo ajudando o próximo.

Hideko explicou o que é o Sukiyaki do Bem 2020 em uma live da Quickly Travel, em 22 de outubro. Assista ao vídeo clicando aqui.

Haku Vodka, que faz parte da Caixa Magokoro

Sake Junmai Nigori Sayuri, da Hakutsuru

London Essence, água tônica que acompanha a Caixa Magokoro

Veja a seguir detalhes sobre a Caixa Magokoro e como comprá-la e recebê-la em sua casa!

Conteúdo da caixa Sukiyaki do Bem 2020 Magokoro – um elo de afeto

  • Um bowl especialmente produzido por Hideko Honma;
  • Um hashioki (descanso para hashi), em cerâmica, também produzido por Hideko Honma;
  • Uma Água Tônica London Essence 200 ml;
  • Uma Vodka Haku da Beam Suntory 30 ml;
  • Um saquê Junmai Nigori Sayuri da Hakutsuru ou Hakutsuru Junmai Namachozo 300 ml;
  • Um kit para preparar o Sukiyaki Ramen com carne wagyu de Kagoshima, macarrão, caldo, tarê, cebolinha e cogumelos;
  • Um arroz instantâneo (Pack Rice) importado do Japão;
  • Um cupom de desconto nos restaurantes Amadeus, Atsui, Capim Santo, Jojo Ramen, Kinoshita, Usina das Artes, Tatá Sushi e Torá Gastronomia e nas lojas Atelier Hideko Honma e Baletto;
    Sobremesa criada pelo chef patissier Arnor Porto e bombom de chocolate belga Callebaut pelo chef patissier Bertrand Busquet;
  • Uma senha para acesso a conteúdos exclusivos no hot-site do Sukiyaki do Bem, que inclui: um vídeo mostrando como preparar e empratar o Sukiyaki Ramen; os vídeos dos Chefs do Bem mostrando suas criações inspiradas no Sukiyaki; um livreto com as receitas criadas pelos chefs; o documentário “Chawan Project – Um Universo em Suas Mãos” e o curta-metragem “O Universo de Hideko Honma”, uma visão poética sobre o processo de trabalho da ceramista.

Como adquirir a Caixa Magokoro e recebê-la em casa

Início das vendas: 23 de outubro de 2020, pelo site www.sukiyakidobem.com.br/2020 ou pelo site www.mitiki.com.br. Quantidade limitada a 500 unidades.

Entrega das caixas: serão feitas em 3 semanas (de quinta a sábado), a partir do dia 26 de novembro, terminando no dia 12 de dezembro.

Valor: R$ 500,00 a unidade. Frete incluso para a cidade de São Paulo. Para demais localidades, será informada a taxa de entrega no momento da aquisição. Entrega em carro especial, refrigerado. Pagamento por cartão de crédito ou débito.

Para saber mais: www.sukiyakidobem.com.br/2020

Informações: Atelier Hideko Honma: contato@hidekohonma.com.br | (11) 5042-4450

 

Leia também

Chefs do Bem compartilham suas versões exclusivas do Sukiyaki

Uma cerâmica repleta de magokoro para o Sukiyaki do Bem!

A caixa do Sukiyaki do Bem 2020 vem recheada de sabores e sensações