Chefs do Bem compartilham suas versões exclusivas de sukiyaki

Chefs do Bem compartilham suas versões exclusivas de sukiyaki

16 de dezembro de 2020 Off Por bloghideko

Estamos na reta final do Sukiyaki do Bem 2020 Magokoro – Um elo de afeto: em poucos dias, as últimas caixas serão entregues. Quem adquiriu a caixa recebeu, além dos mais de 15 itens contidos nela, uma senha especial para acessar uma área exclusiva do site do Sukiyaki do Bem. Ali, sete renomados chefs compartilham receitas exclusivas inspiradas no tradicional prato japonês, reunidas em um livreto. Também aparecem em vídeos, mostrando o preparo ou o prato finalizado.

Veja um “teaser” dos vídeos:

 

Essa foi uma forma de manter uma das características principais do Sukiyaki do Bem: a participação dos Chefs do Bem, que todos os anos reservam parte de seu tempo, com carinho e dedicação, para contribuir com o projeto de Hideko Honma. Veja:

 

Adriano Kanashiro, chef do restaurante Santoko, em Acra, capital de Gana, propôs um talharim de nori e shissô com lagosta marinada com molho de sukiyaki.

 

André Saburó, chef e proprietário do restaurante Taberna Japonesa Quina do Futuro, em Recife, elaborou um sukiyaki de carne de sol de filé.

 

Edson Yamashita, chef e sócio do Ryo Gastronomia, em São Paulo, ensina a fazer o sukiyaki Ryo.

 

Erick Jacquin, chef e proprietário do restaurante Président, em São Paulo, mostra como fazer um sukiyaki pot au feu, cheio de inspiração francesa.

 

George Koshoji, chef e sócio do Kosushi, em São Paulo, preparou um sukiyaki no estilo da família Koshoji, junto com seu filho Bruno.

 

Morena Leite, chef e proprietária do Capim Santo, também em São Paulo, fez um sukiyaki com toques de brasilidade.

 

Salvatore Loi, chef e sócio do Modern Mamma Osteria, na capital paulista, propôs um sukiyaki que leva ricota de búfala dourada e spaghettini.

 

Telma Shiraishi, chef e proprietária do Aizomê, em São Paulo, apresentou uma versão de seu sukiyaki tradicional.

 

 

Finalmente, o ramen master japonês Takeshi Koitani, que criou o Sukiyaki Ramen junto com a equipe do restaurante Jojo Lab, também aparece nesta área exclusiva do site, dando seu depoimento sobre a criação deste prato. Outro vídeo, com Cassio Ikegami, do Jojo Lab e Jojo Ramen, explica como preparar e finalizar esse prato em casa.

A sommelière e consultora Yasmin Yonashiro também aparece no conteúdo exclusivo, em vídeos em que fala sobre as bebidas que compõem a caixa Magokoto.

Documentário e curta-metragem

Além dos vídeos e receitas, a área exclusiva do site também permite assistir ao documentário Chawan Project: Um Universo em Suas Mãos, produzido em 2019. A partir desta singela tigela japonesa, o filme mostra o trabalho e a vida de ceramistas, imigrantes e descendentes de imigrantes japoneses. Também traz depoimentos de mestres de cerimônias do chá e especialistas em arte e cultura japonesa.

Já o curta-metragem O Universo de Hideko Honma apresenta uma visão poética do trabalho de Hideko Honma, mostrando a ceramista explorando as matérias-primas que encontra na natureza e seu trabalho junto ao torno.

Leia mais

Uma cerâmica repleta de magokoro para o Sukiyaki do Bem!

Vai ter Sukiyaki do Bem neste ano! O tema é Magokoro – Um elo de afeto

Conheça as peças vencedoras do concurso A Xícara do Museu