Uma cerâmica repleta de magokoro para o Sukiyaki do Bem!

Uma cerâmica repleta de magokoro para o Sukiyaki do Bem!

30 de novembro de 2020 Off Por bloghideko

As caixas especiais do Sukiyaki do Bem deste ano já começaram a ser entregues, mas ainda temos muita coisa para contar! Já falamos sobre a escolha do tema, Magokoro – Um elo de afeto, e sobre alguns dos incríveis itens que estão lá, como os ingredientes para o Sukiyaki Ramen e as bebidas para harmonizar. Mas ainda tem algumas coisas para contarmos, e uma delas, como não poderia deixar de ser, é a cerâmica de Hideko Honma.

Todos os anos, Hideko prepara pratos e tigelas especiais para o Sukiyaki do Bem. Para este ano, ela elaborou um recipiente com abertura grande, mais baixo, estável e acolhedor. Foi pensada especificamente para acomodar o Sukiyaki Ramen, a novidade criada para esta experiência. É um dos elos de afeto desta experiência, que une cerâmica e gastronomia. Feito com muito magokoro.

Empratamento do Sukiyaki Ramen, na peça de Hideko Honma. Fotos: Rafael Salvador

Hideko mostra os Domburis Magokoro, feitos para o Sukiyaki do Bem 2020.

Batizada de Domburi Magokoro, essa tigela também é resultado de pesquisas com as famosas cinzas, produzidas a partir de matérias-primas naturais, que Hideko usa para preparar os esmaltes de suas peças. Cada cinza possui uma memória, uma estética, uma composição química própria e, dependendo da forma como esses elementos químicos reagem quando expostos à ação do fogo e à alta temperatura dentro do forno, elas dão às peças cores variadas, como verdes, marrons, acinzentados, azuis, brancos, leitosos, perolados, brilhantes e foscos. É uma surpresa até para a ceramista.

Quer saber um pouco mais sobre o uso das cinzas, sobre a transformação que ocorre durante o processo de queima da peça de cerâmica? Leia mais sobre a técnica de Hideko neste post que o JOJOSCOPE fez sobre o Sukiyaki do Bem.

Além desse Domburi Magokoro, outra peça de cerâmica que acompanha a caixa do Sukiyaki do Bem 2020 é um hashioki, ou descanso para hashi, também da Hideko.

Veja tudo que a caixa contém e como adquiri-la aqui: www.sukiyakidobem.com.br/2020

Mas se apresse, que faltam poucas unidades!

 

Leia mais

Vai ter Sukiyaki do Bem neste ano! O tema é Magokoro – Um elo de afeto

A caixa do Sukiyaki do Bem 2020 vem recheada de sabores e sensações

Chefs do Bem compartilham suas versões exclusivas de sukiyaki

Conheça as peças vencedoras do concurso A Xícara do Museu