Venha para o lançamento do filme “Chawan Project: Um Universo em Suas Mãos”

Venha para o lançamento do filme “Chawan Project: Um Universo em Suas Mãos”

22 de maio de 2019 Off Por bloghideko

É com alegria que convidamos a todos para o lançamento do documentário do Chawan Project, que acontecerá neste sábado, dia 25 de maio, ás 18h, na Japan House em São Paulo! Em cerca de 60 minutos, o filme Chawan Project: Um Universo em Suas Mãos traz relatos emocionantes de ceramistas,  mestres de cerimônia do chá e de outros especialistas que atuam no país, sem falar nas belas imagens de chawans, fornos, tornos e tudo que envolve a arte da cerâmica.

Capa do documentário que gira em torno da chawan

Os ceramistas que participam do documentário são Akinori Nakatani, Kenjiro Ikoma, Kimi Nii, Shugo Izumi, Shoko Suzuki e Mitsue Yuba. Todos aplicam em suas obras o que aprenderam no Japão ou no Brasil, muitas vezes como autodidatas, criando uma arte que só poderia ter surgido aqui no país: uma reunião única de técnicas, histórias, beleza e matérias-primas diversas.

Esses são os mesmos ceramistas que fizeram as ótimas palestras do Chawan Project, entre junho e dezembro de 2018, para falar sobre a chawan, e que acabaram se transformando em ricas conversas sobre dedicação, talento, técnica, argila, matérias-primas, perseverança e histórias de vida. O projeto foi idealizado e teve a curadoria de Hideko Honma.

Mitsue Yuba em seu ateliê, na Comunidade Yuba, durante a filmagem do documentário

Relembre aqui como foram as palestras de Akinori Natakani, Kenjiro Ikoma, Kimi Nii, Shugo Izumi e Mistue Yuba, bem como a palestra de abertura de Sôichi Hayashi e a mesa-redonda com especialistas de diversas áreas.

Uma peça que contém um universo

Hideko Honma explica a riqueza contida em uma peça ao mesmo tempo singela, complexa e acolhedora. “A chawan é uma tigela que lembra o universo. Um universo que cabe em nossas mãos, onde entram a família, os amigos e a nossa vida.” E é isso mesmo que o documentário mostra.

Além dos ceramistas já mencionados, o filme conta com a participação dos mestres de cerimônia do chá Sôen e Sôichi Hayashi, da Fundação Urasenke do Brasil, e do antropólogo Victor Hugo Kebbe. Eles complementam e contextualizam a importância da chawan do ponto de vista artístico e utilitário, como objeto de arte e como objeto do cotidiano dos japoneses, imigrantes e descendentes.

Victor Hugo Kebbe, estudioso da cultura e imigração japonesa, participa do documentário do Chawan Project

Cenas do workshop que o grão-mestre Ôhi Chozaemon XI, da 11ª geração de uma família que produz cerâmica do tipo raku no Japão desde o século 17, também foram usadas no filme, mostrando o olhar e a contribuição que ele trouxe para a cerâmica brasileira.

Um legado para a história da imigração japonesa e a cerâmica brasileira

Produzido pela Dô Cultural, com roteiro de Rafael Salvador e montagem e finalização de Paulo Barbagli, o filme, também idealizado por Hideko, é uma grande homenagem a esses especialistas e ceramistas. É ainda um valioso registro do legado que está sendo construído para a história da imigração japonesa e da cerâmica no Brasil.

Detalhe de uma peça do ceramista Shugo Izumi

Vale lembrar aqui que este documentário só se tornou realidade graças a todos que contribuíram com a campanha de crowdfunding realizada no início do ano. E também ao público que compareceu às palestras, que por sua vez tiveram o apoio da Japan House, do Consulado do Japão em São Paulo e da Japan Foundation.

Veja mais informações sobre o documentário e sobre os ceramistas aqui.

Aguardamos a presença de todos no lançamento do documentário!

Lançamento do documentário Chawan Project: Um Universo em Suas Mãos
Data e horário: 25 de maio, às 18h
Local: Japan House em São Paulo (av. Paulista, 52)
Entrada: Gratuita. É preciso retirar a senha uma hora antes, no próprio local.
Facebook e Instagram: @chawanproject
Apoio: Japan House São Paulo