Documentário do Chawan Project será exibido em Tóquio, na Embaixada do Brasil

Documentário do Chawan Project será exibido em Tóquio, na Embaixada do Brasil

2 de novembro de 2019 Off Por bloghideko

O Chawan Project, idealizado por Hideko Honma, dá um novo salto agora em novembro: o documentário Chawan Project: Um Universo em Suas Mãos será exibido em uma sessão exclusiva, no dia 12 de novembro, na Embaixada do Brasil em Tóquio. Para isso, o filme recebeu legendas em japonês e em português.

Hideko e um grupo de ceramistas brasileiros e japoneses estarão presentes no evento, que começa às 18h30. Quem estiver no Japão nessa época e quiser participar, é preciso se inscrever, enviando um e-mail para: cultural.toquio@itamaraty.gov.br.

Capa do documentário sobre chawan

Uma peça de muito conteúdo

A chawan, a tigela japonesa, é uma das peças favoritas de Hideko, por ser uma peça ao mesmo tempo singela e essencial, cheia de referências culturais. Em 2018, a ceramista criou um projeto para explorar toda a riqueza contida nessa peça. Um verdadeiro universo de sentidos e sentimentos, histórias e reflexões. O Chawan Project começou como um ciclo de palestras, realizado na Japan House de São Paulo, que levou ceramistas e especialistas em cultura e arte a falar sobre essa peça.

Akinori Nakatani, durante palestra do Chawan Project, em agosto de 2018. Foto: Nikko Fotografia

Ao final desse ciclo, o que o projeto constatou foi que existiam muitas histórias de vida, de busca por técnicas, de aperfeiçoamento, de dedicação à arte da cerâmica. Logo surgiu a ideia de fazer o documentário, viabilizado por meio de uma campanha de crowdfunding.

Shoko Suzuki e Hideko Honma conversam sobre chawan durante a filmagem do documentário

O documentário, de 60 minutos, intercala explicações de Hideko sobre conceitos, técnicas, fornos e argila usados na confecção de chawans com imagens e depoimentos dos ceramistas nas palestras e em seus ateliês. Ficou pronto no primeiro semestre de 2019, e teve seu lançamento oficial na mesma Japan House.

Participam do filme seis ceramistas: Akinori Nakatani, Kenjiro Ikoma, Kimi Nii, Shugo Izumi, Shoko Suzuki e Mitsue Yuba. Também foram convidados a falar os mestres da cerimônia do chá Sôen Hayashi e Sôichi Hayashi, da Fundação Urasenke do Brasil, e o antropólogo Victor Hugo Kebbe, entre outros.

Um workshop realizado no atelier de Hideko Honma pelo grão-mestre Ôhi Chozaemon XI, da 11ª geração de uma tradicional família que faz a cerâmica do estilo raku desde o século 17, enriquece o documentário.

As cores, formatos e brilhos das peças prontas ao final do workshop do grão-mestre Ôhi Chozaemon XI. Foto: Nikko Fotografia

Ao reunir todos esses conteúdos, o filme acabou se tornando um importante registro do trabalho e da contribuição de ceramistas de origem japonesa para a arte brasileira.

Por isso, é com muito orgulho que a equipe está levando esse documentário ao Japão.

Ficha Técnica
Chawan Project: Um Universo em Suas Mãos

Ano de lançamento: 2019
Idealização e curadoria: Hideko Honma
Produção: Jo Takahashi + Dô Cultural
Roteiro: Rafael Salvador
Montagem e Finalização: Paulo Barbagli
Direção de Fotografia: Paulo Barbagli e Rafael Salvador

Para saber mais sobre o Chawan Project, siga o projeto no Facebook (@chawanproject) e no Instagram (chawanproject).

Veja também como foram as palestras do Chawan Project: 

Mestre da cerimônia do chá inaugura ciclo de palestras sobre chawan

Kenjiro Ikoma fala sobre a técnica raku no Chawan Project

Na terceira palestra do Chawan Project, a beleza da obra de Akinori Nakatani

Kimi Nii fala da relação entre design e cerâmica em palestra sobre chawan

Shugo Izumi mostra sua técnica e habilidade no Chawan Project

Mitsue Yuba fala de suas experimentações com chawan

Novos olhares sobre o universo da chawan e da cerâmica